segunda-feira, 28 de junho de 2010

Comentários - Tarefa 3 (Biologia)

http://www.sarabarletta.blogspot.com/
http://lucerutti.blogspot.com/
http://justalittlepatienceyeah.blogspot.com/

Tarefa 3 de Biologia:

Segundo a pesquisa feita através do site proposto pelo professor, o resultado foi que: se todas as pessoas do mundo vivessem como eu seria necessário uma capacidade de regeneração de 1,4 planetas por ano.
A ecologia é o ramo da biologia que estuda as relações entre os seres vivos e o meio onde vivem, envolvendo os fatores bióticos, os fatores abióticos e o ecossistema.

O aquecimento global é uma consequência das alterações climáticas ocorridas no planeta, que, por ventura, envolvem as atividades humanas que intensificam o efeito estufa através do aumento na queima de gases de combustíveis fósseis, como petróleo, carvão mineral e gás natural. Essas alterações podem modificar todo clima de uma região e afetar profundamente a biodiversidade, desencadeando vários desastres ambientais.

Os principais problemas ambientais são conseqüência direta da intervenção humana no planeta e nos ecossistemas, causando desequilíbrios ambientais no planeta. O efeito estufa é um dos principais problemas, mas que pode ser reduzido com a conscientização das pessoas para a diminuição do desmatamento e a poluição do meio ambiente.

“A cada criação do homem um pouco do planeta se acaba. Então devemos pensar bem no que criamos ou consumimos.”

quarta-feira, 19 de maio de 2010

Comentários - Sociologia

http://fehchagas.blogspot.com
http://clarisseloureiro.blogspot.com

Tarefa de Sociologia:

O consumismo tem origens emocionais, sociais, financeiras e psicológicas onde juntas levam as pessoas a gastarem o que podem e o que não podem com a necessidade de suprir à indiferença social, a falta de recursos financeiros, a baixa auto-estima, a perturbação emocional e outros. É compulsivo, descontrolado e que se deixa influenciar pelo marketing das empresas que comercializam tais produtos e serviços. É também uma característica do capitalismo e da sociedade moderna chamada como “sociedade de consumo”.

Além de conseqüências ruins ao consumista que são processos de alienação, exploração no trabalho, a multiplicação de supérfluos, que contribuem para o processo de degradação das relações sociais e entre sociedades, e um distúrbio caracterizado pela compulsão de gastar dinheiro que é mais comum nas mulheres, o meio ambiente também sofre com este mal, pois o aumento desenfreado do consumo incentiva o desperdício e a grande quantidade de lixo.

Tudo isso é um ciclo, que talvez nunca vai acabar. Pois sempre há novidades de modas, novos designers, novos produtos, e isso faz com que consumimos constantemente, passando-se até despercebido por nós mesmo.

segunda-feira, 10 de maio de 2010

Comentários - Tarefa 2

http://www.carloshenriqueferrari.blogspot.com
http://renatapresta.blogspot.com
http://lucerutti.blogspot.com
http://lkmmd.blogspot.com

Tarefa 2 de Biologia:

O vídeo mostra para nós, de maneira simples, mas compreensiva, como surgem as células tronco. Relata todo o processo de formação através da fecundação, além de nos mostrar sua função nos experimentos dos dias de hoje, para que no futuro possam ser colocados em prática, obtendo resultados positivos na cura de diversas doenças.

Importância: “São células que possuem a melhor capacidade de se dividir dando origem a outras células, possibilitando de se transformar em outros tecidos do corpo, como ossos, nervos, músculos e sangue. Devido a essa característica, as células-tronco são muito importantes, principalmente na aplicação terapêutica, sendo úteis no combate a muitas doenças, como cardiovasculares, diabetes tipo-1, traumas na medula espinhal, entre outras."
Objetivo: "O principal objetivo das pesquisas com células-tronco é usá-las para recuperar tecidos danificados por essas doenças e traumas. São encontradas em células embrionárias e em vários locais do corpo, como no cordão umbilical, na medula óssea, no sangue, no fígado, na placenta e no líquido amniótico.”

obs: Os artigos entre aspas foram tirados da minha tarefa 1.

quarta-feira, 28 de abril de 2010

Comentários

Está aí a lista de blogs que eu comentei:

http://justalittlepatienceyeah.blogspot.com
http://lucaslunardelli.blogspot.com
http://lucasmr-vlk.blogspot.com
http://jrocha303.blogspot.com

segunda-feira, 26 de abril de 2010

Tarefa 1 de Biologia:

1. Ecossistema (Cadeia Alimentar):
Ecossistema é um complexo sistema de relações mútuas entre os seres vivos e os fatores abióticos, havendo transferência de energia e matéria.
Dentro de um ecossistema, temos a cadeia alimentar, que é o caminho que segue a matérias desde os produtores, passando pelos consumidores, até chegar aos decompositores.
A cadeia alimentar esta separada por três níveis tróficos. São eles: os produtores, que são os seres autótrofos, como plantas e vegetais; os consumidores, que são os seres heterotróficos, como insetos, animais e o ser humano; e os decompositores que decompõem os outros seres vivos, como as bactérias e fungos.
Temos diferentes tipos de consumidores: os consumidores primários, que se alimentam de seres produtores; os consumidores secundários, que se alimentam de consumidores primários; os consumidores terciários, que se alimentam dos consumidores secundários; e assim sucessivamente.
A cadeia alimentar é muito importante para todos os seres vivos, pois é a maneira de expressar as relações de alimentação entre os organismos de um ecossistema, iniciando-se nos produtores até os decompositores. Ao longo da cadeia alimentar há uma transferência de energia e de nutrientes que retorna aos produtores, possibilitado pelos decompositores que transformam a matéria orgânica dos cadáveres e excrementos em compostos mais simples, até gerar um ciclo vital.

2. Células-Tronco:
São células que possuem a melhor capacidade de se dividir dando origem a outras células, possibilitando de se transformar em outros tecidos do corpo, como ossos, nervos, músculos e sangue. Devido a essa característica, as células-tronco são muito importantes, principalmente na aplicação terapêutica, sendo úteis no combate a muitas doenças, como cardiovasculares, diabetes tipo-1, traumas na medula espinhal, entre outras.
O principal objetivo das pesquisas com células-tronco é usá-las para recuperar tecidos danificados por essas doenças e traumas. São encontradas em células embrionárias e em vários locais do corpo, como no cordão umbilical, na medula óssea, no sangue, no fígado, na placenta e no líquido amniótico.
A lei no Brasil sobre a clonagem de células-tronco permite a utilização de células-tronco produzidas a partir de embriões humanos para fins de pesquisa e terapia, desde que sejam embriões inviáveis ou estejam congelados há mais de três anos. Em todos os casos, é necessário o consentimento dos pais. A comercialização do material biológico é crime. Já em alguns países, como China, Coréia do Sul, Israel, Itália Japão e Rússia, a lei permite todas as pesquisas com embriões, inclusive a clonagem terapêutica.
Com o avanço da tecnologia, a medicina não fica pra trás, e vem cada dia descobrindo e desenvolvendo novos recursos para a humanidade. A célula-tronco ainda está na fase de testes, mas no futuro vão ser postos em prática nas clínicas médicas e em hospitais. Todos esses fatores nos trarão proveitos dos quais não temos hoje, doenças que corremos o risco de ter e que não tem cura, vão ser curadas a partir das células-tronco, deixando-nos menos preocupados com certas doenças,e possibilitando uma melhor qualidade de vida.

3. Sistema Muscular:
Em nosso corpo humano existem grandes variedades de músculos, de diferentes tamanhos e formatos, onde cada um tem a sua disposição conforme a sua localização.
Os músculos são os órgãos ativos do movimento. Eles têm a capacidade de se contrair e de relaxar. Com isso, transmitem os seus movimentos aos ossos sobre os quais se inserem. O movimento de todo o corpo humano ou de algumas das suas partes, deve-se aos músculos.
Existem diferentes tipos de músculos:
- O esquelético estriado ou voluntário: composto por células cilíndricas. Tem contração brusca, e seus movimentos dependem da vontade dos indivíduos. Constitui o tecido mais abundante do organismo. A atividade do músculo esquelético está sob o controle do sistema nervoso central e os movimentos que produz se relacionam principalmente com interações entre o organismo e o meio externo.
- O liso ou involuntário: composto por células fusiformes e alargadas. Tendem a ser de cor pálida, sua contração é lenta e não estão sujeitos à vontade da pessoa, por isso o nome de involuntário. Esse músculo reveste ou forma parte das paredes de órgãos ocos tais como a traquéia, o estômago, o trato intestinal, a bexiga, o útero e os vasos sangüíneos.
- O cardíaco ou miocárdio: com o aspecto estriado, formam as paredes do coração, e não está sujeito ao controle da vontade. O músculo cardíaco se contrai em média 60 a 80 vezes por minuto.
Com os diferentes tipos de músculos no nosso corpo, torna-se extremamente fácil a locomoção e a facilidade de movimentos tanto voluntários quanto involuntários. Cada tipo de músculo é importante para determinada função, e isso faz o nosso corpo reagir perfeitamente aos estímulos mandados do cérebro a eles.

4. Glóbulos Vermelhos:
Os glóbulos vermelhos são corpúsculos vermelhos do sangue. Um milímetro cúbico do sangue contém cerca de cinco milhões de corpúsculos ou glóbulos vermelhos, chamados também de hemácias.
Eles são produzidos numa velocidade de dois milhões por segundo por um tecido especial que se localiza na medula óssea de quase todos os ossos no recém nascido, e apenas em ossos membranosos em adultos, o tecido hematopoiético, e as partículas velhas são destruídas e removidas pelo baço liberando bilirrubina.
São constituídas basicamente por globulina e hemoglobina, e a sua função é, principalmente, transportar o oxigênio, e, em menos quantidade, o gás carbônico aos tecidos. Os eritrócitos vivem por aproximadamente 120 dias.
As doenças sanguíneas que envolvem as hemácias incluem: a anemia, caracterizada pela capacidade diminuída de transporte de oxigênio devido à diminuição da contagem de eritrócitos ou à concentração de hemoglobina nestas células; a talassemia, que resulta na alteração da quantidade produzida de subunidades da hemoglobina; entre outras.
É importante saber o que ocorre em nosso corpo, com o nosso sangue; como o transporte de oxigênio é feito; o que acontece com a carência de hemácias no sangue, pois só assim, podemos identificar, se estamos doentes ou saudáveis.

5. Fotossíntese:
A fotossíntese é um processo realizado pelas plantas. Através deste processo, a planta produz seu próprio alimento, constituído essencialmente por glicose, que é utilizada pela planta na realização de suas funções metabólicas.
A formação da glicose se dá através de reação química devido à transformação da energia solar em oxigênio. No processo da fotossíntese a planta liberta algumas substâncias de que não necessita, como é o caso do oxigênio. Este gás é fundamental para a respiração dos seres vivos.
Através da fotossíntese as plantas produzem oxigênio e carboidratos a partir do gás carbônico. Na respiração ela consome oxigênio e libera gás carbônico no ambiente, entretanto em condições normais, ela é cerca de trinta vezes maior que a respiração na mesma planta, podendo ocorrer momentos em que ambas serão equivalentes.
É fundamental esse processo feito pelas plantas, porque a grande parte dos seres depende do oxigênio para poder respirar, liberado pela fotossíntese. Por isso devemos cultivar o nosso meio de sobrevivência, pois conforme o desmatamento contínuo, o aumento da camada de ozônio cresce, e por fim, todos os seres saem prejudicados.